
" A procura por um mundo melhor, depende apenas da atitude de cada um de nós"
A Geologia, derivada do grego "Geo"-Terra e "logos" que significa "razão", é a ciÊncia que studa a Terra, a sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e tudo o que dá forma a Terra.
Bibliografia:
Francisco António Pereira da Costa nasceu em Lisboa no dia 11 de Outubro de 1809 e morreu a 4 de Maio de 1887. Com muita dificuldade, e devido a sua sua intelegencia consegui matricular-se com 16 anos na Universidade de Medecina em Coimbra, no entanto,Muito mais vocacionado para o estudo das ciências naturais do que para o exercício da medicina, em 1840 foi nomeado professor da cadeira de Mineralogia e Geologia da Escola Politécnica de Lisboa. Foi professor durante 35 anos, tendo-se reformado em 1887.
Deixou trabalhos publicados sobre moluscos fósseis do Terciário em Portugal e sobre pré-história. É autor da 1ª monografia arqueológica publicada em Portugal, com o título "Da existência do homem em epochas remotas no valle do Tejo. Noticia sobre os esqueletos humanos descobertos no Cabeço da Arruda, 1865".

Wenceslau de Sousa Pereira de Lima nasceu na cidade do porto, em 1853 e morreu.matriculou-se na Faculdade de Filosofia da Universidade de Coimbra, cujo curso completou com as mais elevadas classificações, que lhe proporcionara a sua admissão a exame de licenciado, no qual defendeu uma notável tese sobre os carvões naturais, tendo em seguida, a 26 de Novembro de 1882, obtido o grande doutor, isto é, a mais elevada recompensa científica, que um estudante pode receber.
Foi durante este cicio de perto de trinta anos que Dr. Wenceslau de Lima publicou os seus principais trabalhos entre os quais são dignos de especial menção os seguintes:"Notícia sôbre os vegetais fósseis da flora neocomiana do solo português", "Monografia do gênero Dicrano phillum (sistema carbónico)", , "Notícia sôbre as camadas da série permo-carbónica do Bussaco", etc.
