top of page

Evolução Biológica:

Evolução Biológica:Pode se usar o termo descendência com modificação. Essa definição engloba evolução em pequena escala (mudanças emGenéticas de uma população com uma geração para a próxima) e evolução em larga escala (a progênie de espécies diferentes de um ancestral comum após muitas gerações). A evolução nos ajuda a entender a história da vida.

Figura 29: Evolução Biológica

Os seres vivos tem que apresentar as seguintes características

  • Captar energia para a sua sobrevivencia;

  • Tem de ser constituído por células

  •  Reproduzir;

  • Evoluir


Em termos de células podem ser:

       Unicelulares - Bactérias, cianofitas, protozoários, algas;

       Pluricelulares -  Todos os outros seres vivos;

 

Conforme a organização estrutural, as células dividem-se em:

  • Células Procariontes

  • Células Eucariontes

Seres procariontes:

 As células procariontes ou procarióticas, tem muitas diferenças no que diz respeito as células eucariontes. A sua principal característica é  que individualizam núcleo celular, pdevido á ausência de alguns organelas e pelos seus pequenos tamanhos, que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranares originados por evaginação ou invaginação.
  Possuem DNA na forma de um anel que não esta associado as proteínas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõe em filamentos e associados à histonas).Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.












Seres Eucariontes:

  As células eucariontes, também denominadas células eucarióticas, são consideradas células verdadeiras, mais complexas em relação às células procarióticas por possuírem um sistema de membranas desemvolvido.Esse tipo celular, típico da constituição estrutural dos fungos, protozoários, animais e plantas, apresentam um  interior celular bem compartimentado, ou seja, uma divisão de funções metabólicas entre as organelas citoplasmáticas: retículo endoplasmático liso e rugoso, mitocôndrias, organoplastos, lisossomos, peroxissomo e complexo de golgi.
  No entanto, um importante aspecto evolutivo das células eucarióticas é a individualização de um núcleo, designado por membrana nuclear, restringindo em seu interior o material cromossômico.Evolutivamente, acredita-se que o surgimento das células eucariontes tenha partido do processo de emissão de prolongamentos ou invaginações da membrana plasmática em células primitivas, que foram adquirindo crescente complexidade à medida que se multiplicavam.Quanto à existência dos cloroplastos e mitocôndrias no interior dos eucariotos, acredita-se que relações simbióticas foram mantidas entre células procarióticas englobadas por células eucarióticas, mantendo um harmônico sistema celular.












 

Figura 27: Exemplo seres procariontes(bactérias)                         Figura 28:Esquematização de uma célula
procariotica
                                                                                            de um ser procarionte

Figura 29: Esquemática de uma célula de um ser procarionte      Figura 30: Exemplos de seres procariontes

Os niveis de organização das Células Eucariotas:


Nesse grupo encontram-se:

  • Células Vegetais (contém cloroplastos e parede celular)

  • Células Animais (não tem  cloroplastos e não tem parede celular)

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Evolucionismo e Fixismo

-Espécies Evoluem
-A origem das especies é comum
-É a teoria mais aceite actualmente

  O Evolucionismo defende que os seres vivos que existem, actualmente, na Terra são resultado da modificação de seres vivos que existiram no passado. As espécies de seres vivos relacionem-se umas com as outras e alteram-se ao longo do tempo.


 

-Especies Imutáveis;
-Origem diferente(independente)
-Teoria aceite até meados do séc.XIX

  O Fixismo considera que as diferentes espécies de seres vivos são permanentes, perfeitas e imutáveis e que foram originadas independentemente umas das outras.

Teorias Evolucionistas:

Lamarkismo:
  Jean-Baptiste Lamarck, contrariando a teoria fixista da época, defendeu a teoria de que as características das espécies mudavam com o tempo. Em sua teoria, os órgãos que eram utilizados desenvolviam, enquanto os que não eram, atrofiavam. Esta é a Lei do uso e desuso dos caracteres, isto é, que se um ser necessitar de se adapatar ao meio ambiente vai desevolver ou não dependendo os seus caracteres. Lei da herança dos caracteres adquiridos, em que todos os seres adquiriam os caraceteres dos seus descendentes.















                                                  Figura 30:Jean-Beptiste Lamarck


Darwinismo:

  Charles Darwin, em sua viagem pelas Ilhas Galápagos, estudou o comportamento de algumas espécies durante gerações. Observou que algumas espécies evoluíam de outras e que os animais mais preparados para enfrentar condições adversas de temperatura, etc.  tinham a capacidade de sobreviver  e  passar seus caracteres para os descendentes.Isto introduz a Variabilidade Genética, que ainda no seu tempo Darwin não conseguia esxplicar como as caraceterísticas eram passadas para os seus descendentes, mais para a frente vamos verificar como se deu essa confirmação.
   Observou também que isso se assemelha com a seleção artificial, isto é, onde os mais fortes e mais aptos conseguiam sobreviver ao meio, e aqui entra a desiganaçaõ de  Lei da Seleção Natural, esta seleção não é causada pelo sucesso reprodutivo do mais apto, a seleção é sobrevivência e reprodução diferenciais. Ou seja, o sucesso reprodutivo é daquele que conseguiu sobreviver e deixou o maior número de descendentes viáveis, isto só depende da sobrevivência, quanto mais cedo um indivíduo morre, menos descendentes ele deixa.

















                                                        Figura 31:Charles Darwin











                                  
                                 Vídeo 9: Teria de lamark vs teoria de Darwin

Neodarwinismo:

  Esta teoria vem completar a teoria de Darwin, mas de uma maneira amis aprofundada em que vai explicar quilo que darwin não conseguia, como passam os caracteres aos seus descendesntes?

 - Mutações
- Fluxo Génico
- Seleção Natural
- Variabilidade genética

Mutações-É qualquer modificação na característica de uma espécie. As mutações podem ocorrer nas células somáticas e nas células germinativas, e esta pode ser passada para os descendentes. A mutação aumenta a variabilidade genética de uma população devido ao fenomeno chamado Meiose, onde a occorencia de croosing over, que Faz com que haja troca de informação genética.

Fluxo génico-Especies diferentes são introduzidas numa mesm população através dos indivíduos migrantes, o que tende a aumentar a variabilidade genética da população.No entanto podemos verificar que a seres vivos que tem preferencias, na forma como reproduzem, isto é, so quererm elementos da mesma especiés, entre muitos outros casos.

 

  • Facebook Clean Grey
bottom of page